quinta-feira, 11 de janeiro de 2018

Resenha - Querida Sue

Resenha por: Sérgio Fragoso
Título: Querida Sue
Autor(a): Jéssica Brockmole
Gênero: Romance histórico
Páginas: 249
Ano: 2014
Editora: Arqueiro
Compre: Amazon
Adicione: Skoob
Nota

Sinopse
Março de 1912: Elspeth Dunn, uma poetisa de 24 anos, nunca viu o mundo além de sua casa na remota Ilha de Skye, na Escócia. Por isso fica empolgada ao receber a primeira carta de um fã, David Graham, um estudante universitário da distante América.

Os dois começam a trocar correspondências – compartilhando os segredos mais íntimos, os maiores desejos e os livros favoritos – e fazem florescer uma amizade que, com o passar do tempo, se torna amor. Porém a Primeira Guerra Mundial toma a Europa e David se oferece como voluntário, deixando Elspeth em Skye com nada além de esperanças de que ele sobreviva.

Junho de 1940: É o início da Segunda Guerra Mundial e Margaret, filha de Elspeth, está apaixonada por um piloto da Força Aérea Real. A mãe a adverte sobre os perigos de se entregar ao amor em tempos de guerra, mas a jovem não entende por quê.

Então, durante um bombardeio, uma parede de sua casa é destruída e, de dentro dela, surgem cartas amareladas pelo tempo. No dia seguinte, Elspeth parte, deixando para trás apenas uma carta datada de 1915. Com essa única pista em mãos, a jovem decide ir em busca da mãe e, nessa trajetória, também precisará descobrir o que aconteceu à família muitos anos antes

O livro
Elspeth é um poetisa que vive na Ilha de Skye na Escócia. Ela não imagina que alguém além da ilha possa ter ligo algum de seus livros. É surpreendida ao receber a primeira carta de um fã, seu nome é David Graham, mas ela o chama simplesmente de Davey.

"Creio que essas pobres almas achavam que ninguém de fora da nossa ilha jamais pusera os olhos em minha poesia" Elspeth

Os dois começam a trocar cartas e a compartilhar seus segredos mais íntimos, desejos e livros favoritos.
Com o passar do tempo o que era apenas uma amizade começa a se transformar em amor. Porém, talvez os dois nunca se encontrem, Elspeth não tem coragem de colocar os pés na balsa que liga a ilha ao continente.

Elspeth é casada com Iaim, está grávida e se prepara para dar a notícia a ele, mas é surpreendida com a notícia de que ele tem que ir para a guerra. Davey também vai para a guerra e os dois acabam perdendo a comunicação.

"Eu não tinha certeza de como responder, e sendo assim, fico feliz por ter escrito de novo. Realmente não tive intenção de ofendê-la. Não há muitas mulheres na minha vida. Tenho minha mãe e minha irmã, Eve, duas das mulheres mais competentes que conheço". Davey

Durante a segunda guerra uma bomba atinge parcialmente a casa de Elspeth derrubando uma parede, várias cartas antigas ficam espalhadas pelo chão. Margareth sua filha pega uma dessas cartas enquanto a mãe junta rapidamente todas as outras.
Margareth não sabe o que significam aqueles dois nomes, Sue e Davey. Sua mãe nunca falou sobre aquelas duas pessoas que provavelmente eram apaixonadas.
Depois de encontrar aquelas cartas Elspeth sai de casa sem dizer para onde vai. Margareth tem apenas uma carta na mão e não sabe o que aquilo significa, mas é a única pista que tem para tentar encontrar sua mãe e saber o que aconteceu no passado da família.

Minha opinião sobre o livro
O livro é inteiramente contado em cartas que foram enviadas durante a primeira e segunda guerra mundial. As datas são intercaladas durante o livro, é preciso muita atenção para não se perder durante a leitura.
Fazer a resenha deste livro não é tarefa fácil, são muitas e muitas cartas enviadas durante os anos, é quase impossível não dar spoiler. Então é melhor simplesmente aguçar a curiosidade do leitor.
A troca de cartas e os sentimentos e descobertas durante os anos são emocionantes, a autora nos faz torcer para que os dois acabem juntos.
Este foi um livro que comprei ao acaso, comecei a ler sem muito interesse, mas confesso que a leitura me surpreendeu muito. Não imaginava que um livro inteiro pudesse ser escrito dessa maneira e ainda ser capaz de transmitir tantos sentimentos e emoções. Recomendo para quem gosta de um romance bem fofinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário